Perguntas e respostas frequentes.
Um NOG (Network Operator Group) é um grupo de operadores de redes que se junta para compartilhar conhecimento, experiências e boas práticas relacionadas à operação e manutenção de redes de telecomunicações e Internet. Geralmente incluem provedores de serviços de internet (ISPs), operadores de infraestrutura, engenheiros de rede e outras partes interessadas do sector. Os NOGs promovem a colaboração e a troca de informações por meio de conferências, listas de discussão e fóruns técnicos, ajudando a melhorar a estabilidade, segurança e desempenho da Internet em nível regional e global. Exemplos conhecidos incluem o NANOG (América do Norte), LACNOG (América Latina e Caribe) e PTNOG (Portugal).
A atribuição de IPs e ASN para Angola é feita pelo RIR para África: AFRINIC
A AFRINIC (African Network Information Centre) é o Registro Regional da Internet (RIR) responsável pela alocação e gestão de endereços IP e recursos de rede para a África; garante a distribuição justa de IPs, promove o desenvolvimento da Internet no continente e apoia a comunidade técnica com treinamentos e políticas.
DNS.ao é a página oficial da entidade que tutela os Domínios da Zona AO.
ccTLD significa Country Code Top Level Domain, e é a fonte autoritária que existe em cada país para emissão e gestão dos endereços nacionais na internet. Em Angola o ccTLD é gerido pelo infosi.gov.ao sob a tutela do minttics.gov.ao.
A principal diferença entre IPv4 e IPv6 está no formato e na quantidade de endereços que cada protocolo pode fornecer. Aqui estão as diferenças mais importantes entre os endereços: tamanho, formato, exaustão e configuração.
IPv4 usa endereços de 32 bits (exemplo: 192.168.1.1), enquanto IPv6 usa 128 bits (exemplo: 2001:db8::1), o que oferece muito mais endereços. O IPv6 também melhora a segurança, eficiência e elimina a necessidade de NAT. A transição do IPv4 para o IPv6 ainda está em andamento.
A APNIC disponibiliza no seu website estatísticas utilização de IPv6 por países, pode consultar a estatística de Angola aqui: https://stats.labs.apnic.net/ipv6/AO
Pode consultar o calendário de eventos globais no website do Network Startup Resource Center em https://nsrc.org/calendar/
Este calendário documenta eventos sem fins lucrativos de desenvolvimento da Internet com foco em programas de treinamento educacional e técnico. Conferências que enfocam as operações da Internet e o desenvolvimento de padrões da Internet.